Casas | CASAVIDACENARIO
top of page

A CasaVidaCenário é uma manifestação de uma nova forma de viver. Através da casa - que somos nós - em reflexo, histórias, memórias, valores e uma transformação permanente.

CASAS CENÁRIO

O primeiro passo para entender a abrangência conceitual e prática da CasaVidaCenário é falar sobre o que é a cenografia e a sua relação com os projetos. A palavra vem do grego skenenographie, que na tradução literal seria “desenho da cena”. Através da transformação do espaço cênico - seja para atender um produto artístico ou uma iniciativa comercial - transmuta-se em “emoção visual”, um conceito único, que pertence ao cliente e vai do desenho à materialização. Casas inteiras, cômodos, apartamentos e até uma floricultura já foram transformados. Pesquisas, observações, trocas e conversas fazem parte da CO-CRIAÇÃO e desenvolvimento dos espaços. A partir da tradução dessas ações, Gigi vai materializar os desejos de quem a procura, com base em valores fundamentais que fazem cada projeto ser único e exclusivo. IDENTIDADE, GARIMPO, ANCESTRALIDADE, PROPÓSITO, SUSTENTABILIDADE, VERDADE são alguns deles. Concluída a parte criativa e conceitual, um projeto é criado trazendo todas essas bases anteriormente mencionadas. Os moradores recebem um moodboard junto com o estudo da espacialidade, e primeira etapa é concluída. Em seguida, vem a execução, a hora de colocar a mão na massa. Um equipe de arquitetura juntamente com um time de colaboradores diretos e indiretos cuidam da reforma. Os valores são introduzidos no modo de viver dos moradores pelos elementos que compõem a casa. Suas histórias são reafirmadas na atmosfera do espaço. O trabalho artesanal e a arte, seja ela consagrada ou de novos talentos, estão sempre presentes. Gigi acredita na revolução através da cultura e arte locais. E por fim, a casa se torna reflexo de quem você é e do seu modo de viver.

Como acontece?

Casa da Julia e da Hannah

Ipanema - RJ

Casa da Maria

Leme - RJ

Casa Oitis

Gávea - RJ

Casa da Joana

Jardins - SP

Quarto da Julia

Jardins - SP

Casa da Luiza Brasil

Jardins - SP

Casa do Augusto

Rio de Janeiro

Casa da Joana

Nova York. NY

"We can be Heroes, just for one day" - em tradução livre, nós podemos ser heróis, apenas por um dia - como cantou David Bowie, antigo dono do apartamento que a CasaVidaCenário transformou. Com vista completa para o Central Park, o lugar - habitado por mais de dez anos por David Bowie - leva toda a aura do ícone apelidado de camaleão do rock. Em um cenário perfeito, Joana pediu para que o apartamento ainda mantivesse as inspirações do cantor combinado à brasilidade para eles desfrutarem ainda mais das temporadas entre estudos e lazer com os filhos. O cenário “artsy” está presente nesse projeto, em que a Gigi fez a curadoria das obras de arte. Ela trouxe 12 artistas brasileiros que reafirmam as raízes da Joana. A peça-símbolo que homenageia e conduz todo o projeto é a foto de David Bowie clicada por Brian Aris, que encontramos em uma viagem a Paris, na exposição do Thierry Mugler. Quando olhei o retrato pela primeira vez, lembrei do Brasil, da Mangueira e, claro, a foto de Cartola por Walter Firmo.

Casa da Catharina
Jardins - SP

A Catharina e o Gabriel curtiram muito a nova sala integrada que valoriza a cultura e cultiva o bem-estar. Artes, tapeçarias, sofás, plantas e, para abrir espaço, o ambiente ganhou uma nova disposição que protagoniza a real intenção de uma sala: reunir pessoas. O mobiliário foi pensando no aconchego, praticidade e usabilidade dos moradores. seja para ler um livro ou assistir um filme no projetor, a sala traz sensação de querer estar. A parede de taipa na varanda é um capítulo à parte, levamos plantas e transformamos a varanda em mais um espaço para receber.

Casa da Nanda e da Lan Lanh

Para celebrar o ponto de união do casal Nanda Costa e Lan Lahn, criamos um quarto com sentimento de mar, já que o casal é um encontro de Paraty com a Bahia, de onde elas vêm. A composição que fizemos com os móveis de família que o casal já tinha - como a penteadeira da avó da Nanda - e os garimpos restaurados deram o toque afetivo para o quarto. O clima do aconchego ficou para as combinações do painel Paraty da Branco, a cabeceira da Grão Arquitetura e luminária de papel da Futon Company, "sentimos vontade também de preparar o nosso quarto para recebê-las. Queríamos algo simples e que tivesse a nossa cara" - Nanda Costa para matéria exclusiva da Casa Vogue.

Casa do Caetano

Aos 15 anos - atravessando a adolescência - Caetano pediu por um quarto que o permitisse ser. Criamos um espaço amplo, despretensioso, simples e que traduzisse sua verdade, tal qual o jeito "The Selby" de viver. O protagonista, além do próprio Caetano, é o tablado feito sob medida na marcenaria, que atende às muitas necessidades do garoto que faz do seu cantinho um lugar para dormir, ver séries, jogar videogame, tocar violão e, claro, receber amigos. O móvel é cama e palco, é estante e gaveta - dinâmico e organizado para ser refúgio. A cortiça , que cobre uma parede inteira, virou um painel onde ele cria seu moodboard, além do teto revestido com papel de parede de vichy, a parede forrada com tecido e a cortina listrada trouxeram ainda mais personalidade para o espaço.

Casa da Fátima

Fátima vivia em uma charmosa e tombada casa na Urca. Sua característica mais marcante? Uma arquitetura francesa com pé direito alto que simbolizava a sofisticação e a amplitude daquele ambiente. Quando se mudou pra um apartamento, Gigi logo percebeu que teria o desafio de alocar todo o seu mobiliário em estilo clássico francês - perfeito para uma casa com pé direito alto - em um novo ambiente, com pé direito muito menor. Por isso, para esse projeto, ela encontrou dois desafios principais: fazer com que a história de Fátima coubesse em um apartamento com uma estrutura diferente e implementar elementos contemporâneos na nova casa, mas sem diminuir o destaque da estética clássica que sempre foi uma marca registrada da moradora. A transformação foi feita e trouxe integração e fluidez. O resultado foi uma combinação entre mobílias e obras de arte contemporâneas com o acervo de Fátima, emolduradas pela imensidão do mar que se observa através das janelas e agora faz parte da composição da história dessa família.

Casa da Tereza

Desde que a pandemia começou, Tereza sentia a necessidade de ter uma sala que proporcionasse mais união para sua família. Logo de início, fez questão de ter dois sofás juntos para que pudesse ficar mais perto dos filhos e entregou a missão de executar essa ideia para Gigi. A sala, que antes possuía uma estante vertical deslocada de todo o resto, ganhou uma estante horizontal desenhada pela própria Gigi que, além de abraçar os dois sofás, carrega as memórias mais afetuosas da casa: desde lembranças de viagens até fotos que retratam os melhores momentos de uma vida inteira. Para agregar mais charme e diversidade ao ambiente, elaboramos novos cantinhos que fizeram com que o espaço se expandisse: agora, Tereza tem um lugar para uma boa leitura ao sol, uma mesa para refeições acompanhadas e até um home office charmoso e aconchegante.

bottom of page